Transplante Capilar - Unidades Foliculares

Depois de removida a área doadora, esta é dividida em fragmentos cada vez menores até a obtenção das Unidades Foliculares.
Transplante Capilar, Unidades Foliculares

Ao contrário do que se possa imaginar, os cabelos não saem do couro cabeludo 1 por 1 mas sim, em grupos, chamados de Unidade Folicular, com 1, 2, 3 e raramente 4 fios.

Cada Unidade Folicular é composta, além dos fios, por glândula sebácea, sudorípara, bulbos capilares (raízes) e músculo eretor do pêlo. Elas não podem ser divididas, pois compartilham essas estruturas que são responsáveis pelo crescimento saudável do pêlo.

Quando realizada a cirurgia de transplante capilar essas unidades foliculares devem ser preservadas, já que a divisão dos cabelos contidos em uma unidade folicular pode ocasionar a lesão das estruturas divididas e o não crescimento do pêlo transplantado.

Dessa forma, é possível entender que o conceito de transplante realizado FIO a FIO é incorreto e, se realizado, vai ocasionar a perda de muitos dos preciosos fios.

As Unidades Foliculares

As Unidades Foliculares podem conter de 1 à 4 fios


Unidade folicular com 1 fio

Unidade folicular com 2 fios

Unidade folicular com 3 fios



Todas as pessoas possuem unidades foliculares de 1, 2 , 3 e até 4 fios (mais raras).

Porém quanto maior o percentual de unidades foliculares de 3 fios, maior será a densidade e volume capilar, e quanto maior o percentual de unidades foliculares de 1 e 2 fios, menor será esta densidade.

Saiba mais sobre a Transplante Capilar