Transplante Capilar - Resultados

A evolução normal, mês à mês do transplante capilar.

9 meses após a cirurgia e o cabelo transplantado normalmente estará crescido. Mas, apesar de ocorrer na grande maioria dos casos, a evolução varia conforme características individuais dos pacientes.

Já a partir do dia seguinte, o paciente pode dirigir, trabalhar e fazer suas atividades usuais, evitando exercícios físicos e exposição ao sol. É permitido o uso de bonés para disfarçar a área implantada.

A evolução do período pós-operatório mês à mês

As imagens abaixo são ilustrativas e servem apenas como referência e não como indicação de resultado.

Cabelo após 1 mês de transplante

Primeiras 4 semanas
Todas as crostas terão caído, assim como os fios implantados

Nas 3 semanas seguintes à cirurgia há uma fase de transição, quando o resto do cabelo implantado cresce para 3 ou 4 mm. Este é período especialmente feliz para paciente e cirurgião tanto, como ambos podem ver o sucesso da cirurgia. O paciente fica impressionado quando pode tocar e sentir e o cirurgião está satisfeito com o bom rendimento dos enxertos.

Cabelo após 2 meses de transplante

6-9 semanas
Começa a fase telógena

Com queda gradual de quase todos os cabelos implantados. Esta fase dura cerca de 6-9 semanas eo paciente normalmente fica preocupado com o sucesso da cirurgia. É, portanto, de vital importância que o paciente receba toda essa informação por escrito no momento da consulta.

Cabelo após 3 meses de transplante

3º mês
Começa novamente a fase anágena

Novos cabelos serão gerados a partir da matriz restante. Eles começam a brotar finamente e discretamente e vão crescer, em média, um centímetro ao mês o que leva ainda aproximadamente 3 meses para tingirem um tamanho que se pode pentear. Alguns pacientes podem ter a sensação de que o cabelo não vai nascer, mas basta ter paciência, ainda é muito precoce e o cabelo tem um ciclo próprio de crescimento.

Cabelo após 4 meses de transplante

4º mês
Muitos fios já nasceram, mas ainda estão pequenos

Embora alguns pacientes podem pensar que o resultado será aquele, o que pode deixá-los mais ansiosos, basta manter a paciência por mais um ou dois meses. Param de aparecer cistos.

Cabelo após 6 meses de transplante

6º mês
A maioria dos cabelos já nasceu, alguns já têm 3 centímetros

Pode-se ter uma boa noção do resultado, embora o cabelo ainda não esteja muito grande para pentear e haja fios novos para nascer. A partir deste momento, podemos observar o resultado do implante e podemos esperar a plena brotação do cabelo após o 8º ou 9º mês.

Cabelo após 8 meses de transplante

8º mês
Pode-se observar o resultado próximo do final

Apesar de alguns fios ainda não tomarem a forma definitiva. Em pacientes com graus mais avançados de calvície, a partir desse momento pode-se programar (quando há necessidade), uma nova cirurgia, pois geralmente a área doadora tem elasticidade suficiente para uma nova retirada, se houver desejo.

Cabelo após 1 ano de transplante

1 ano
Resultado final

Todos os cabelos já cresceram. O mais importante de tudo é que o cabelo implantado mantém suas características genéticas originais da área doadora, mantendo a fase anágena adulta durante 2 à 6 anos, quando ocorre um novo ciclo de crescimento. Isso significa que o cabelo vai cair uma ou outra vez. O paciente deve entender que a calvície é progressiva e implanted cabelo pode crescer mais fino e cair ao longo dos anos, no entanto, novas substituições podem retorná-lo à sua densidade original.

As imagens acima são ilustrativas e servem apenas como referência e não como indicação de resultado.

Saiba mais sobre os cuidados pós-operatórios