Calvície - Definição

É a rarefação capilar causada por queda acentuada dos cabelos sem reposição dos mesmos.

Pode ter inicio a partir dos 18 anos e uma evolução contínua e irregular, isto é, com períodos de perdas mais acentuadas intercaladas com períodos de estabilização.

O padrão de queda de cabelo é bem definido. Tipicamente começa na linha do cabelo e recua gradualmente com entradas em formato de M. O cabelo do topo da cabeça também se torna ralo, e isso acaba por levar à calvície parcial ou completa.

Este distúrbio faz com que o tempo de crescimento do cabelo diminua, e como resultado, os novos fios nascem ralos e finos até que os folículos parem definitivamente de produzi-los.

As áreas calvas podem ser localizadas ou totais. Somente as laterais e a parte posterior da cabeça são preservadas, pois os folículos destas áreas não têm a genética da calvície.

De forma geral, quanto mais cedo se inicia, mais rápida será sua evolução e maior será a área afetada. Inversamente, quanto mais tardio seu inicio, mais lenta será sua evolução e provavelmente menor será a área afetada.

Curiosidades
O que você precisa saber sobre cabelo

  • Uma vasta cabeleira preta e densa tem cerca de 150.000 fios.
  • Já os indivíduos com cabelos finos e claros possuem uma quantidade menor de fios (cerca de 100.000 a 130.000).
  • Cerca de 90% dos cabelos têm crescimento contínuo. Esta fase dura de 2 a 6 anos. Os outros 10% têm seu crescimento interrompido e ficam em repouso por cerca de 2 a 3 meses, após os quais ocorre a queda.
  • Perder de 70 a 100 fios de cabelos por dia é normal.
  • Após a queda do fio, a mesma raiz produz um novo fio, iniciando um novo ciclo. Os cabelos crescem cerca de um centímetro por mês.
  • Com a idade, o volume de cabelos diminui naturalmente. Por serem compostos basicamente por proteínas, os cabelos se beneficiam de uma alimentação rica de tais proteínas.
  • Elas são normalmente encontradas em carnes, ovos, leite e seus derivados, soja, grãos e castanhas. Vitaminas e minerais também exercem grande influência na saúde dos cabelos, mas não alteram o padrão genético de calvície pré-estabelecido.
Conheça as causas da calvície