Calvície Feminina - Definição

Apresenta uma rarefação capilar difusa iniciando na linha média de repartição dos fios. É também conhecida como Alopecia Androgenética Feminina.

A calvície feminina ocorre de forma mais sutil e as mulheres conseguem disfarçá-la com o penteado. Mas apenas uma minoria procura tratamento cirúrgico (transplante capilar) por achar que esse é exclusividade dos homens.

Na alopécia androgênica (calvície de origem genética) feminina, causa mais comum de calvívie feminina, o quadro é mais difuso e menos evidente que nos homens. O seu diagnóstico é feito de forma tardia ou equivocada, porque muitas vezes existem outros distúrbios associados.

Diferentemente do que ocorre nos homens, onde a quase totalidade dos casos de calvície são de origem genética, nas mulheres os casos de calvície são mais complexos.

Na mulher alterações hormonais têm um impacto muito grande no cabelo. Além dos hormônios sexuais que se alteram durante a gravidez ou uso de anticoncepcionais, outros hormônios como os da tireóide ou supra-renais podem influenciar a queda de cabelo. Estes outros hormônios podem levar a quadros de calvície difusa, chamados genericamente de alopécia difusa feminina. Estas duas entidades têm tratamento absolutamente distinto e devem ser muito bem diferenciadas tanto pela história, exame clínico e microscopia, como por exames laboratoriais.

Conheça as causas da Calvície Feminina